Cultura promove eventos em comemoração ao Dia do Circo

27/03/2004 - 12h10

Brasília, 27/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério da Cultura promove hoje, durante todo dia, na Esplanada dos Ministérios, uma série de atividades em comemoração ao Dia do Circo.

De acordo com o assessor da Secretaria de Identidade Cultural do ministério, Geraldo Victor, a idéia é fortalecer as ações políticas e práticas em relação ao trabalho cultural que é desenvolvido pelas comunidades circenses e lançar o projeto Circo Vivo, que será implantado em todo país.

"Essa nova atitude do governo em atender e se dedicar um pouco mais às políticas setoriais envolveu, naturalmente, o circo, que já possuía como base de apoio a Fundação Nacional de Arte" disse ele.

Segundo Geraldo, as ações de incentivo aos circos começaram a crescer no ano passado, com o lançamento do Prêmio Estímulo ao Circo, contemplando 37 circos brasileiros. Agora as ações vão se aprofundar com o início do projeto Circo Vivo, que irá contratar vários circos para viajar por cinco cidades de cada região do país.

O projeto prevê que os circos permaneçam 20 dias em cada município, levando espetáculos durante à noite e oficinas de teatro, música, artes plásticas e cinema durante o dia.

Além dos cursos para os visitantes, o programa também quer capacitar os funcionários e administradores dos circos para que possam gerir seu próprio negócio cultural, aprendendo a utilizar as leis de incentivo à cultura.

"A maioria dos artistas não está preparada, não encontra segurança técnica para apresentar projetos reivindicando apoio financeiro de leis de incentivo à cultura, porque no circo o trabalho é uma tradição familiar", afirma Geraldo Victor.

O assessor lembra que uma das vitórias dos trabalhadores e famílias que vivem do circo foi o reconhecimento das escolas de circo como ensino profissionalizante pelo Ministério da Educação (MEC).

"A partir de agora, todos os profissionais que se formarem nas escolas vão ter o certificado de técnico circense, formado pela Escola Nacional de Circo", revela.