Nova modalidade de crédito beneficia fornecedores nacionais da Petrobras

23/03/2004 - 13h26

Rio, 23/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Uma nova modalidade de incentivo ao crédito a fornecedores da indústria petrolífera foi lançada pela Petrobras. O novo instrumento de crédito permitirá que as empresas nacionais fornecedoras de equipamentos, materiais e serviços à Petrobras antecipem os recursos a receber da companhia.

A nova modalidade de crédito, que faz parte do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp), do Ministério de Minas e Energia, foi desenvolvida pela Petrobras com o apoio da Organização Nacional da Indústria de Petróleo e Gás (Onip).

Os maiores beneficiados com o incentivo serão os pequenos e médios fornecedores nacionais, atualmente prejudicados por causa do crédito escasso e do alto custo financeiro. Em razão dessas dificuldades, esses fornecedores perdem a competitividade em relação aos fornecedores internacionais.

Segundo o diretor financeiro da Petrobras, Sérgio Gabrielli, o objetivo fundamental do novo mecanismo é viabilizar um fluxo adequado de recursos para os fornecedores da estatal. Ele afirma que a Petrobras tem uma expectativa muito positiva para os quase quatro mil fornecedores da companhia que podem vir a ser potenciais candidatos do novo instrumento de crédito.

Com o projeto, a Petrobras espera reduzir, a médio e longo prazos, os preços de aquisição de equipamentos, materiais e serviços, contribuindo para uma execução mais ágil e eficiente dos contratos.