Gil diz que o mês de maio será dedicado integralmente aos museus

23/03/2004 - 11h19

Brasília, 23/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, disse que o próximo mês de maio será integralmente dedicado aos museus e que a política nacional do setor continua em franca expansão. Gil participou, nesta segunda-feira (22), no auditório Paulo Freire, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRIO), da solenidade de assinatura de termo de cooperação entre o Ministério da Cultura e a instituição.

O acordo prevê um amplo programa de trabalho conjunto para reforçar a ação junto à Escola de Museologia da Universidade que, há 72 anos, vem se destacando em primeiro lugar na América e em segundo, no mundo. Outro objetivo é reforçar o eixo de capacitação, pesquisa e difusão entre as entidades cooperadas.

Em seu discurso, o ministro afirmou que maio será integralmente dedicado aos museus. "Nosso desejo é de que essa prática crie raízes no cenário cultural brasileiro", disse. Também no mês de maio, o Ministério da Cultura lançará editais de financiamento para instituições e processos museológicos e dará corpo ao Sistema Brasileiro de Museus, um antigo anseio do setor. "Esse passo consolidará as ações do Ministério da Cultura nesse campo e criará as bases para a constituição do Instituto Nacional de Museus que já está em gestação", acrescentou.

Segundo Gil, essa política, fruto de interação criativa entre governo e sociedade, apresenta composição de múltiplas vozes e referência à diversidade e à complexidade cultural do país.
É composta por sete eixos programáticos: Gestão e Configuração do Campo Museológico, Democratização e Acesso aos Bens Culturais, Formação e Capacitação de Recursos Humanos, Informatização de Museus, Modernização de Infra-estruturas Museológicas, Financiamento e Fomento para Museus e Aquisição e Gerenciamento de Acervos Culturais. A Política Nacional de Museus, como parte de políticas públicas de caráter mais amplo, representou uma conquista e um significativo avanço para o campo museal brasileiro", afirmou Gilberto Gil.

As informações são do Ministério da Cultura.