Força Sindical faz manifestação no Dia Nacional da Luta Contra o Desemprego

23/03/2004 - 10h39

Rio, 23/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Força Sindical espera reunir amanhã (24) na Cinelândia, centro da cidade, cinco mil pessoas no Dia Nacional da Luta Contra o Desemprego. A manifestação, marcada para às dez horas da manhã, será realizada também em São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Amazonas, Pará e Maranhão.

De acordo com a última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 456 mil pessoas sem emprego no Rio de Janeiro. A maioria tem entre 25 e 49 anos. Os números do IBGE também mostram que praticamente todos os setores da economia reduziram a oferta de emprego, sendo que as maiores quedas aconteceram no comércio e na construção civil.

A pesquisa revela ainda que o desemprego atinge pesssoas de todas as faixas de escolaridade e que a redução no número de vagas e os baixos salários estão deixando de fora do mercado formal trabalhadores com escolaridade acima do ensino médio, forçando-os a migrar para a economia informal. A procura por um emprego também aumentou, no Estado. Do total de pessoas desocupadas, segundo o IBGE, 42,3% levam de um a seis meses para voltar ao mercado de trabalho. O salário médio do trabalhador caiu de R$ 782,10 em dezembro de 2003, para R$ 777,20 em janeiro de 2004.