Delegacia do Trabalho do Maranhão lança campanha contra o trabalho infantil

23/03/2004 - 16h16

São Luís, 23/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Delegacia Regional do Trabalho de São Luís lançou hoje a campanha para a Erradicação do Trabalho Infantil no Maranhão. No estado, de cada cinco crianças e adolescentes de 5 a 14 anos, uma trabalha pelo menos duas horas e meia por dia.

Segundo o coordenador do Fórum de Combate ao Trabalho Infantil, Timotéo Cantanhede, a principal atividade é o trabalho na roça, principalmente agricultura familiar. O trabalho infantil também é muito utilizado na coleta do coco babaçu. O trabalho rural corresponde a mais de 70% da mão-de-obra infantil.

Segundo dados do IBGE, 22.800 trabalhadores domésticos são menores de até 15 anos de idade, principalmente do sexo feminino (75%).

De acordo com o Delegado Regional do Trabalho, Ubirajara do Pindaré, só fiscalizar não basta.

"Precisa-se urgentemente de mudanças de comportamento, principalmente da sociedade, deixando de ser empregadora ou aceitando a prestação de serviço de crianças. Quem tem que sustentar a família são os pais e não as crianças. Se a família não tiver condições suficientes, cabe ao Poder Público dar assistência", disse.