Comunidades rurais maranhenses vão receber kits de energia

23/03/2004 - 14h16

Silva Diniz
Repórter da Agência Brasil

São Luís - O diretor nacional do Programa de Desenvolvimento Energético dos Estados e Municípios (Prodeem), Paulo Augusto Leonelli, firmou hoje convênio de cooperação técnica e científica para a instalação de 80 kits fotovoltaicos em comunidades e núcleos rurais do Maranhão. Segundo Leonelli, outros 500 serão instalados pela Eletronorte, neste ano, no interior do estado.

Vinculado ao Ministério de Minas e Energia, o Prodeem ganha novo formato em 2004. Será uma extensão do Luz Para Todos, programa de eletrificação rural criado pelo governo do estado que, neste ano, passa ao controle do governo federal. O gerente do programa é o representante do estado no comitê gestor do Luz Para Todos.

O coordenador regional do programa, Francisco Peres Soares, disse que, ao assumir as ações do Prodeem, o Luz Para Todos resolverá problemas de universalização do atendimento e uso de energia em comunidades de difícil acesso. Citou, como exemplo, as ilhas do litoral e comunidades indígenas com restrições ambientais para instalação de redes elétricas

O Prodeem e o Luz Para Todos têm ações de grande alcance social no estado. Nos próximos quatro anos, serão gastos R$ 800 milhões em eletrificação no interior maranhense, com benefícios para mais de um milhão de habitantes. O objetivo do Luz Para Todos é levar energia elétrica a cerca de 250 mil domicílios da área rural até 2008.

Até agora, o programa já beneficiou, no Maranhão, 20.864 habitantes com energia elétrica não-convencional. O programa chegou a 22 municípios, atingindo 82 comunidades. Dos 230 sistemas fotovoltaicos recebidos, 158 estão funcionando e há 72 em estoque. A potência instalada é equivalente a 49.237 Wp (potência de pico).