''A Caixa está absolutamente engessada'', diz Jorge Mattoso

23/03/2004 - 14h57

Brasília, 23/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso, afirmou hoje que liminares a favor da multinacional Gtech obtidas na Justiça Federal, em Brasília, impedem o banco de realizar licitações e escolher outra empresa para operar as loterias oficiais no país. "A Caixa está absolutamente engessada", disse Mattoso durante audiência pública na Comissão de Fiscalização e Controle do Senado. O depoimento do presidente da Caixa começou pela manhã.

O contrato (no valor de R$ 650 milhões) entre a empresa e a Caixa foi renovado por 25 meses em 8 de abril de 2003. Segundo Jorge Mattoso, o rompimento unilateral deste acordo representaria a paralisação de serviços prestados por cerca de 9 mil loterias no Brasil. "Isso seria de uma irresponsabilidade tamanha", disse aos senadores o presidente do banco.

Jorge Mattoso reiterou várias vezes durante a audiência no Senado que o aditamento do contrato foi o melhor possível tanto para o banco como para o setor público, porque, pela primeira vez, possibilitou uma redução nas tarifas pagas a Gtech da ordem de 15%. Este desconto, segundo Mattoso, representa uma economia de R$ 100 milhões até maio de 2005.