Rio, 23/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Uma parceria entre a Caixa Econômica Federal e o Ministério da Educação vai ajudar aproximadamente 200 mil estudantes de todo o país que aderiram ao antigo Programa de Crédito Educativo, o Creduc, a renegociar suas dívidas. No Rio de Janeiro foram assinados 32 774 contratos, dos quais 32 550 são de estudantes inadimplentes. A dívida pode ser quitada à vista ou em 12 parcelas.
A Caixa Econômica vai oferecer descontos de 80% para os que não pagaram as parcelas e de 90% para quem têm prestação em atraso. Para renegociar o contrato o interessado deve comparecer a qualquer agência da Caixa e apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência para atualização do cadastro.
O estudante que optar pelo parcelamento deverá assinar um acordo. Se for descumprida qualquer cláusula do contrato de renegociação ou houver atraso superior a 90 dias no pagamento das parcelas vencidas, o acordo será cancelado.
O CREDUC foi criado pelo Governo Federal em 1975 e institucionalizado em junho de 1992 para que alunos de baixa renda financiassem curso superior . Em 1997 as contratações foram suspensas e, por meio da Medida Provisória 1.827, foi criado o Fundo de Financiamentodo Estudante de Ensino Superior (FIES). O objetivo é o mesmo, mas com condições de contratação e formas de pagamento diferentes do Programa de Crédito Educativo.