São Luís, 20/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Secretaria de Saúde Preventiva, por meio do Núcleo de Vigilância da Qualidade da Água, promovéra palestra, com mesa redonda, dia 22 de março, das 15 às 18 horas, no auditório do Liceu Maranhense, com o objetivo de conscientizar a população da importância da água potável para consumo humano visando a melhoria da qualidade de vida.
Com o tema "A Qualidade da Água para Consumo Humano", a palestra irá beneficiar estudantes de escolas públicas de Ensino Médio, servidores públicos e comunidade em geral. Participaram também, como parceiros a Caema, Funasa, Lacen, Ibama, Igreja Católica e a Gerência do Meio Ambiente.
Para somar mais as ações de saúde no que se refere à água, o governador José Reinaldo Tavares autorizou a construção e entrega de 80 Sistemas de Abastecimentos de Água, que irão beneficiar, somente neste começo de ano, 80 mil famílias, que estarão com água tratada na torneira de suas residências.
No último final de semana foram entregues os Sistemas Simplificados de Água dos municípios de Matinha, Palmeirândia, Peri-Mirim, São Vicente de Ferre e Cerrando do Maranhão. Neste sábado o Secretário de Saúde Preventiva Remi Trinta estará entregando os sistemas de água dos municípios de Água Doce, Araioses, Paulino Neves e Tutoia.
Esta ação da SESP é um dos incrementos do Programa Água Fonte de Vida que tem o objetivo de realizar atividades na área de vigilância da qualidade da água consumida pela população, além de fazer inspeções em estações de tratamento de água, garantindo o padrão de potabilidade para consumo humano.
Para funcionamento desses Sistemas de Água foi necessário a construção de poços artesianos, bombas hidráulicas, elevatórios, caixas d’água e redes de distribuição que levam a água direto para a casa das pessoas.