Exposição em Brasília retrata África entre séculos XIII e XX

20/03/2004 - 18h34

Brasília, 20/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Os interessados em conhecer um pouco mais a cultura africana têm até amanhã para visitar a exposição "Arte da África", em cartaz no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. Nas últimas semanas, a mostra recebeu diariamente mais de quatro mil pessoas, segundo informações dos organizadores.

A exposição reúne 170 peças entre esculturas, máscaras, instrumentos musicais e jóias. As peças são do Museu Etnológico de Berlim e representam a arte predominante do século XIII ao XX em mais de 31 países da África subsaariana.

As esculturas retratam rituais comemorativos, políticos e religiosos. Várias representam a realeza africana de tempos passados, quando objetos suntuosos, criados com materiais de prestígio como latão, miçanga ou marfim, legitimavam a realeza.

A origem da maioria das peças da exposição é desconhecida. Isso porque as máscaras e esculturas daquela época não eram produzidas para um mercado de arte ou galeria, mas por encomenda de algum cliente ou ocasiões especiais.

Maior exposição do gênero já realizada na América Latina, a arte africana encantou o estudante Pedro Antunes, que visitou a mostra com lápis e papel para desenhar as peças expostas. "As esculturas têm um alto grau de qualidade e captam o traço do negro. Isso é importantíssimo, tanto para a cultura africana quanto para a cultura brasileira, que têm raízes na cultura africana também", afirma.

A exposição fica aberta até amanhã, das 9h às 21h. No próximo mês, o Centro Cultural do Banco do Brasil fará uma mostra sobre a vida do cantor Renato Russo e do cordelista J. Borges.