Rio, 20/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Dois mil alunos da edição fluminense do programa Brasil Alfabetizado se formarão na próxima segunda-feira(22), em cerimônia que será realizada, às 15 horas, no Castelo Mourisco, sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O programa é coordenado nacionalmente pela Secretaria Extraordinária de Erradicação do Analfabetismo (SEEA), do Ministério da Educação (MEC) e foi criado no ano passado.
No Rio de Janeiro, as primeiras turmas foram organizadas em parceria pela Fiocruz e a ONG Alfalit para atender os moradores das comunidades de Manguinhos e Maré, do Jacarezinho e de Costa Barros. Durante cinco meses, os dois mil alunos assistiram às aulas com 97 alfabetizadores recrutados dentro das comunidades e treinados pela Alfalit.
A idade média dos estudantes era superior a 50 anos, apesar do curso ser aberto para maiores de 16 anos. A Fiocruz financiou o material didático e a infra-estrutura do projeto e além de receber os certificados de conclusão do cursode alfabetização, os alunos ganharão exemplares de obras clássicas da literatura brasileira, que foram adaptadas para os recém – alfabetizados. Pelo menos 200 alunos entrarão em turmas de ensino fundamental oferecidas pelo Movimento Viva Rio.