Universidade de Brasília recebe 15 estudantes índios

11/03/2004 - 17h15

Brasília, 11/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Universidade de Brasília (Unb) assinam amanhã (12) um convênio para permitir a entrada de 15 estudantes indígenas nos cursos de graduação da universidade. A medida faz parte do programa de Plano de Metas para Integração Social, Étnica e Racial da UnB e vai beneficiar estudantes que já estão cursando faculdade em instituições particulares e que agora serão transferidos para a universidade pública.

De acordo com o presidente da Funai, Mércio Gomes, a iniciativa é importante para incentivar outras universidades. Ele lembrou que atualmente apenas 1.300 estudantes índios conseguiram chegar ao ensino superior. "Nós acreditamos que a UnB abrindo essas vagas vai dar o exemplo para outras universidades públicas brasileiras para que outros índios possam ser beneficiados", disse.

O estudante Rafael Wederowó Weree, da etnia Xavante, disse que a universidade representa um desafio. Ele nasceu e cresceu numa aldeia no interior do estado do Mato Grosso e veio para Brasília para continuar os estudos há quatro anos. "Desde que eu nasci só falava na minha língua, a gente não aprende português, só Xavante. Foi uma grande mudança muito difícil".

Os 15 alunos selecionados pela Funai deverão fazer um teste simplificado para atestar conhecimentos gerais e já começam as aulas na próxima segunda-feira (15).