Governo pode rever taxa da Cofins cobrada do setor de turismo

11/03/2004 - 19h56

Brasília, 11/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu a representantes do Conselho Nacional do Turismo, durante reunião no Palácio do Planalto, que elaborem junto com o ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, um documento relatando a situação do setor depois da unificação do imposto da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social). Se forem constatados prejuízos, o governo vai avaliar a possibilidade de rever o valor do imposto para o setor.

"Se o governo descobre que fez uma coisa que ao invés de estar ajudando está atrapalhando, pode sim rever. Eu não quero e não posso fazer promessas, mas eu me comprometo a marcar uma conversa com vocês e o ministro Palocci para discutir a questão", afirmou o presidente.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Luiz Carlos Nunes, membro do Conselho, ficou surpreso com a posição de Lula. "Vocês já viram na história do país um presidente dizer que está disposto a voltar atrás na questão tributária. Eu nunca vi. Ele abriu este caminho e para nós do setor é uma surpresa", disse Nunes.

Para fomentar o turismo nacional, o presidente Lula disse que é necessário investir em uma política de divulgação e na infra-estrutura do país. "Criar condições para que os brasileiros e estrangeiros transitem com facilidade é obrigação do estado brasileiro", ressaltou o presidente Lula.

Ele reforçou que "o turismo é uma das áreas da economia brasileira que as pessoas mais vendem facilidades". "Não há nenhum dirigente político que não diga que o turismo é a nova fonte de enriquecimento da nação e geração de riqueza e distribuição de renda".