Petrobras realiza audiência pública sobre oleoduto Rio-São Paulo no município de Silva Jardim

11/03/2004 - 16h25

Rio, 11/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Representantes da Petrobras estarão no município de Silva Jardim, no interior do estado, prestando esclarecimentos sobre a construção do oleoduto ligando a Bacia de Campos, no Norte Fluminense, à Refinaria de Paulínia (SP).

Na ocasião, eles discutirão com moradores e autoridades locais o Estudo (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima), referentes ao empreendimento denominado Plano Diretor de Escoamento e Tratamento de Óleo da Bacia de Campos (PDET/ORVAP), sob coordenação do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), conforme determina a legislação ambiental.

Estarão presentes executivos da Petrobras, responsáveis pela implantação do empreendimento, e representantes do Ibama, tendo como objetivo prestar às comunidades todos os esclarecimentos necessários sobre o projeto e a execução da obra.

Ontem diretores da Petrobras, inclusive o seu presidente, José Eduardo Dutra, participaram da primeira audiência pública sobre o oleoduto, realizada na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), quando foram colocadas e discutidas as posições da Petrobras e do governo do Rio de Janeiro sobre o oleoduto. Hoje, os diretores da Petrobras darão prosseguimento à série de audiências visitando a cidade de Paracambi, no litoral sul fluminense.

O Projeto do Plano Diretor de Escoamento e Tratamento de Óleo da Bacia de Campos (PDET) prevê investimentos de R$ 4,65 bilhões. Criará 34 mil empregos, diretos e indiretos, na sua fase de implantação, e gerará, segundo a Petrobras, mais arrecadação para os 19 municípios fluminenses cortados pelo empreendimento.

O PDET é um conjunto de obras destinadas a criar um caminho alternativo para garantir o escoamento dos grandes volumes de petróleo que serão produzidos em águas profundas da Bacia de Campos, a partir das interligações de grandes plataformas de produção (P-40, P-50, P-51, P-52 e P-53, P-55 e Roncador 4) com as refinarias que estão sendo adaptadas para o processamento do petróleo pesado nacional.