Língua portuguesa é elo de conexão, afirma Gilberto Gil

11/03/2004 - 11h01

Iara Falcão
Repórter da Agência Brasil

Salvador - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, que abriu o Seminário Internacional sobre Cultura e Desenvolvimento dos Países de Língua Portuguesa, destacou a importância do idioma português como língua falada por mais de 200 milhões de pessoas, além de um portal de ligação do Ocidente com o Oriente, lembrando a presença da língua portuguesa em Macau, na China. O ministro ainda ressaltou que o seminário deveria gerar desdobramentos, "sair do papel".

Para Gil, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) deve ser dinamizada e a cooperação e o intercâmbio cultural pode beneficiar os oito membros da comunidade, inclusive o Brasil. Em entrevista coletiva, citou a presença da Petrobrás em Angola. "Veja as grandes empresas construtoras brasileiras, os grandes negócios, os grandes produtores da agroindústria, estão todos na África. São negócios importantes, cada vez em maior desenvolvimento. Além disso, há as transferências tecnológicas que o Brasil pode fazer para a África no futuro, a transferência cultural, sem falar nas trocas científicas, comerciais e industriais, com um balanço favorável ao Brasil, sem dúvida nenhuma", explicou.

A partir desta quinta-feira, os representantes de delegações de Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, Angola, São Tomé e Príncipe, Portugal e Brasil se reúnem em sete oficinas: a cultura como fator econômico, gestão e organização da cultura, linguagens da cultura, cultura e educação, cultura e memória, cultura, mídia e informação e culturas populares. Os projetos que saírem da reunião serão levados à reunião ministerial de Moçambique e, uma vez assinados pela cúpula de ministros, será realizada uma conferência de doadores para angariar fundos para a execução dos planos.