Brasília, 11/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O governo federal premiou hoje cinco alunos de cursos de graduação vencedores da oitava edição do Concurso Nacional de Monografias - Prêmio Ariosvaldo de Campos Pires. Os finalistas foram escolhidos entre 58 participantes de todo o país, que escreveram sobre o tema "Violência e Mídia: Repressão e Prevenção". O concurso foi promovido pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), do Ministério da Justiça.
Durante a premiação, o ministro Márcio Thomaz Bastos destacou que a mídia, muitas vezes, constrói a realidade no país. No entendimento de Bastos, a noção de que os veículos de comunicação apenas são um espelho da realidade foi superada. "Hoje sabemos que não é assim. A vida real, o mundo concreto, mostra que a mídia muitas vezes constitui a realidade, interage com a realidade produzindo transformações que muitas vezes mudam o rumo da
história", salientou.
Os três primeiros colocados receberam prêmios em dinheiro e livros jurídicos. Em primeiro lugar, ficou o estudante de Direito da Faculdade Anhangüera de Ciências Humanas de Goiás Anderson Luiz Almeida Andrade, que, em sua monografia, destacou o "grande poder da mídia sobre a sociedade". Na segunda colocação ficou Cynthia Cristina de Carvalho e Silva, aluna de Direito da Universidade de Brasília e na terceira, Carlos Roberto Rodrigues Batista, do curso de Direito da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.