Rio, 11/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A exumação do corpo do estudante Rômulo Batista Melo, morto quando estava sob custódia da Polícia Civil, em Cabo Frio (RJ), acontece no Cemitério de Barra do Piraí, no Vale do Paraíba, acompanhada pelo ouvidor da Secretaria Nacional de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, Pedro Montenegro, e por dois peritos independentes indicados pela Secretaria: Galvão Malthus e Elvis Oliveira.
O pedido de exumação foi feito pelo deputado Alessandro Molon, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Rio e da família do estudante.
Um novo exame deverá confirmar ou não o laudo inicial - traumatismo crânio-encefálico e hemorragia intra-craniana decorrentes de ação contundente - de acordo com o parlamentar. Segundo o documento, as lesões ocorreram no período de 24 horas que antecederam à morte de Rômulo, porém não determina se as contusões foram provocadas por autolesão, como defende a polícia, ou por espancamento.
O corpo será trasladado ainda hoje para o Instituto Médico Legal, nesta capital, onde será preparado para a nova perícia, nas próximas semanas.