Rio, 11/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A França será o país homenageado na XII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, de 12 a 22 de maio de 2005, no Riocentro. O convênio entre os dois países foi formalizado esta semana, entre o presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Paulo Rocco, e o cônsul-geral da França, Richard Barbeyron, em cerimônia realizada na sede da representação francesa. A homenagem tem mão dupla, já que ao longo de 2005, a cultura brasileira será tema da Saison Culturelle, em Paris, quando acontecerá a semana Brésil/Brésilis.
Richard Barbeyron considerou uma honra a oportunidade de divulgar a cultura e a literatura francesas na Bienal do Livro, "justamente em um ano que o Brasil também será alvo de homenagens na França". Paulo Rocco disse, por sua vez, que era natural escolher a França, depois que a Bienal homenageou Portugal, em 1999, Espanha, em 2001, e a Itália, em 2003.
Doze autores franceses serão convidados para a Bienal e seus nomes serão escolhidos com base em sugestões de editoras brasileiras que publicam livros franceses e do governo francês. Os escritores participarão de debates, palestras e conferências durante a realização do evento que, em sua última edição, reuniu 560 mil pessoas, no Riocentro.