Viagem de negócios teve maior participação no mercado de passagens aéreas em 2003

08/03/2004 - 12h49

Brasília, 8/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - As viagens de negócios tiveram maior participação no mercado de vendas de passagens aéreas no ano passado. Pesquisa realizada pelo Fórum das Agências Especializadas em Contas Comerciais (Favecc), mostrou que houve um aumento de 15,80% em relação a 2002. As 27 agências credenciadas pelo Favecc concentraram 41,87% do total de vendas da indústria do turismo em 2003.

No período, o faturamento do Favecc foi R$ 4,1 bilhões, dos quais 85% com a venda de passagens aéreas. O presidente do Favecc, Goiaci Guimarães, explica que o aumento do faturamento se deveu, principalmente, ao comportamento dos empresários. "Como as viagens não são planejadas, ele acaba pagando o preço normal da passagem, sem nenhuma tarifa promocional", observou.

O maior crescimento se registrou nas viagens internacionais, com aproximadamente 102 mil passageiros a mais. Para Guimarães, o aumento decorreu, principalmente, do fluxo de exportações. "Os investidores estão buscando novos nichos de mercado. O número de viagens a mercados da Ásia e África, por exemplo cresceu bastante em 2003", revelou. As viagens nacionais ficaram no mesmo patamar que em 2002, com apenas 102 passagens a mais.

As vendas de bilhetes reulstaram em um salto de 12,5% no faturamento, o que representou R$ 3,4 bilhões. O restante ficou dividido com reservas de hotéis (R$ 5,2 milhões), viagens de incentivo, eventos e convenções (R$ 7,9 milhões), excursões de terceiros (R$ 4,3 milhões), locação de carros (R$ 4,4 milhões), cartões de assistência ao viajante (R$ 5,1 milhões) e venda de cruzeiros marítimos (R$ 4,5 milhões).