Rio, 8/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Começou hoje no Rio a "Semana do Software Livre" promovido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). O encontro tem o objetivo de divulgar informações sobre a possibilidade de empresas, iniciativa privada e órgãos governamentais acessarem um programa de computador mais fácil e mais barato.
O "software livre" pode ser acessado gratuitamente por qualquer usuário desde que ele faça uma programação no computador, e é defendido pelo governo como forma de aumentar a inclusão digital. De hoje à sexta-feira (12) serão realizadas palestras, encontros e trocas de experiências que mostrem as vantagens do "software livre" sobre os "softs" proprietários, como por exemplo os da Microsoft.
De acordo com a assessoria do SERPRO o governo federal está buscando parcerias para agilizar a implantação do programa em todos os órgãos vinculados. O encontro no Rio foi aberto pelo diretor-presidente do DSERPRO, Henrique Contábile e pelo representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, Arthur Pereira Nunes, que é o coordenador do Comitê Geral de Internet no Brasil.