Grupo de trabalho estuda a revitalização da zona portuária do Rio

08/03/2004 - 18h18

Aline Beckestein
Repórter da Agência Brasil

Rio - O grupo de trabalho criado pelo Governo Federal para auxiliar a Prefeitura do Rio de Janeiro na revitalização da zona portuária da cidade reuniu-se hoje no Rio com o secretário Municipal de Urbanismo, Alfredo Sirkis, o secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Hélvio Gaspar, o superintendente da Caixa, José Domingos Vargas, e com a representante da Secretaria Nacional de Programas Urbanos, Raquel Rolnik. O grupo tem 120 dias para analisar o projeto da Prefeitura.

Uma das principais medidas anunciadas será construção de habitações na região central do Rio. De acordo com o secretário Municipal de Urbanismo, Alfredo Sirkis, alguns projetos habitacionais já estão sendo estudados com a parceria com o Governo Federal. O primeiro seria a construção de 12 prédios residenciais, com cerca de 1.200 apartamentos, destinados à classe média, financiados pela Caixa Econômica Federal, no valor médio de R$ 60 mil.

O Programa de Revitalização Portuária da Cidade do Rio de Janeiro foi iniciado há três anos, com projetos para a serem realizados nos próximos 15 anos. Entre as obras já em andamento encontram-se a Cidade do Samba e a Vila Olímpica da Gamboa.