Cedim homenageia o Dia Internacional da Mulher com programação variada

08/03/2004 - 13h10

Norma Nery
Repórter da Agência Brasil

Rio - Exposições, espetáculos de teatro, filmes sobre o universo feminino, vídeo, debates, aulas de dança e de formação profissional estão na programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, promovida, no Rio, pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim).

As ações começam hoje com a passeata, às 16h, no centro, e prosseguem amanhã (9) com a abertura da exposição Zona Oculta, reunindo pinturas, esculturas , montagens e criações com técnicas e materiais variados, de autoria de mulheres. As obras estarão expostas até o dia 8 de abril e são de nomes consagrados, como Lúcia Avancini, Helena Wasserten, Mônica Mansur, Yolanda Freire, Dayse Boabaid, Ana Lúcia Sigaud, Sônia Taunay, Marilu Winograd e Lia do Rio.

A exposição ficará espalhada pelo Cedim, nas paredes internas de tijolos maciços e aparentes e nos jardins que ficam entre os dois prédios do século passado que formam o conjunto arquitetônico do Conselho e são tombados pelo Patrimônio Histórico.

Também amanhã, o Cedim promove, em parceria com o Hemorio e com a Secretaria Estadual de Saúde, uma campanha, não exclusiva para mulheres, de doação de sangue. Na quarta–feira (10), serão comemorados os três anos de criação, com mais de sete mil atendimentos, do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam), em frente à sede da entidade, na rua Regente Feijó, centro. A rua será fechada ao trânsito, às 12h, para uma apresentação do grupo Maré Arte do Centro do Teatro do Oprimido, integrado por jovens da favela da Maré.