Rio, 2/2/2004 (Agência Brasil - ABr) - A candidatura do Rio de Janeiro a sede dos Jogos Olímpicos de 2012 ganhou o apoio dos empresários que atuam em shopping centers. A campanha com o slogan "Queremos as Olimpíadas", liderada pelo grupo Brascan, foi lançada nesta segunda-feira, em frente a um shopping na zona sul da cidade, e já conta com a adesão de três shoppings no Rio de Janeiro e um em São Paulo, além de 10 empreendimentos residenciais. O objetivo, segundo o diretor da Brascan Shoppings, Cláudio Guaranys, é disseminar a campanha por todos os centros comerciais do país, "para que o Comitê Olímpico Internacional veja que todos estão vestindo a camisa das Olimpíadas".
O ex-ministro da Fazenda, Marcílio Marques Moreira, que preside a Associação Comercial do Rio de Janeiro, destaca que o apoio de toda a sociedade aos Jogos Olímpicos é um dos critérios de avaliação do Comitê Olímpico Internacional, por isso defende o engajamento de todos na candidatura do Rio de Janeiro. "Vamos procurar por todos os meios tornar possível este grande objetivo de trazer para cá as olimpíadas, que serão para o Rio de Janeiro uma alavanca para a redenção, para o resgate do Rio como a grande cidade da cordialidade, do esporte e do amor, disse Marcílio.
No mês passado, o Rio de Janeiro e as outras oito cidades candidatas (Paris, Leipzig, Nova Iorque, Moscou, Istambul, Havana, Londres e Madri) entregaram ao COI o questionário sobre infra-estrutura e transportes para o deslocamento durante os jogos. Agora, o Rio prepara o dossiê da candidatura. O documento, com quase 600 páginas, só será entregue ao Comitê Olímpico Internacional se a cidade passar para a próxima fase da disputa, a partir de junho deste ano. O resultado final será anunciado em 2005. Os Jogos Olímpicos no Rio estão orçados em US$ 2,5 bilhões.