Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil
Brasília - As investigações dos crimes de lavagem de dinheiro têm crescido no país. Em 2001, havia 260 inquéritos policiais em andamento sobre sobre este tipo de crime. Em outubro do ano passado, o número de inquéritos registrados somaram 1097 casos nas sete varas federais especializadas (Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro e Recife).
Os avanços do país no combate ao crime de lavagem de dinheiro serão apresentados a magistrados de 22 países durante a IV Reunião Preparatória para a VIII Cúpula Ibero-Americana de Presidentes de Cortes Supremas e Supremos Tribunais de Justiça, que será realizada de 2 a 5 de fevereiro no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
No evento, magistrados também vão discutir formas de tornar o Judiciário desses países mais integrados e elaborar uma legislação que diferencie os crimes praticados pelos "ladrões de galinhas" daqueles cometidos, por exemplo, pelos narcotraficantes.
Para o Brasil, a importância de sediar a IV reunião preparatória também está no fato de que o país é candidato à sede da IX Cúpula Ibero-Americana em 2006.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente na abertura oficial do encontro, no dia 2, às 15 horas. O presidentes do Superior Tribunal Federal (STF), ministro Maurício Corrêa; do Senado, José Sarney (PMDB/AP); e da Câmara, João Paulo Cunha (PT/SP); também participarão da reunião.