SBC prepara pesquisa sobre fatores de risco do coração

19/12/2003 - 12h19

Brasília, 19/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - As doenças cardíacas são responsáveis pela morte de 300 mil brasileiros por ano, segundo dados Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). As causas são diversas e poderão ser definidas com precisão a partir de uma pesquisa encomendada pela SBC sobre a percentagem da população brasileira que apresenta fatores de risco para doenças do coração, especialmente o enfarte.

O estudo foi anunciado como uma das principais metas da nova gestão da SBC, que a partir de hoje será dirigida pelo cardiologista catarinense Felipe Simão. A pesquisa será feita nos 23 estados brasileiros onde a entidade tem representação e irá levantar os índices de obesos, hipertensos, diabéticos, fumantes, pessoas com nível excessivo de colesterol e também os que têm antecedentes de doenças cardíacas na família.

O médico afirma que é notório que a população brasileira está se tornando mais gorda e que o estresse da vida moderna está afetando mais gente. Segundo ele, metade das pessoas que sofrem de hipertensão arterial não sabem de sua condição e não tomam medicamentos, única medida eficaz para controlar a doença.

A pesquisa também fará um levantamento dos hábitos alimentares dos brasileiros que podem resultar em riscos cardiológicos. Ele cita o alto consumo de carne vermelha no Rio Grande do Sul e o excesso de consumo de fritura pelos nordestinos como exemplos. "Do ponto de vista do coração, o Brasil não pode ser visto como um todo uniforme", afirma. Depois de tabulados, os dados serão disponibilizados para cardiologistas e autoridades da saúde pública, a fim de otimizar as campanhas de prevenção.