Rio, 19/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, em Angra dos Reis, na assinatura do contrato para construção da plataforma P-52, que o Brasil está tendo um feliz final de ano, mas que o seu governo enfrentou um dos mais difíceis anos do que qualquer outro enfrentou na história do país.
"Todos sabem como nós pegamos o Brasil. Mas não viu eu reclamar em nenhum momento. Eu tomei uma decisão. Não culpar ninguém pela situação que encontrei. Tenho a consciência de que vocês não me elegeram para culpar ninguém, até porque vocês me elegeram exatamente porque sabiam da situação. Hoje, eu posso olhar na cara de cada um de vocês metalúrgicos e dizer, estou feliz. E estou feliz porque termino ano com a certeza de que vamos fazer muito mais em 2004 do que fizemos até agora", disse o presidente para uma platéia de cerca de 4 mil metalúrgicos.
"Sobre os que reclamam dos juros altos, eu lembro que essa (taxa Selic em 16,5%) é menor taxa dos últimos nove anos. Vamos fechar o ano com um supéravit de 24 bilhões de dólares. Depois de dez anos, é a primeira vez que temos um superávit em conta corrente de quase 4 bilhões de dólares. Mas vamos fazer muito em 2004. Vamos fazer a economia voltar a crescer, gerar emprego, que propicia riqueza e renda para o país. O ano de 2004 será o grande ano do Brasil", afirmou.