Angra dos Reis, 19/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - A governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus, assumiu publicamente, perante o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o compromisso de reduzir a carga tributária para que nenhuma parte da plataforma P-51 seja construída fora do Brasil. A governadora participou da assinatura de contrato entre a Petrobras e o estaleiro Fels Setal, em Angra dos Reis, para construção da P-52 e sugeriu ao presidente que a P-51 seja integralmente fabricada no Brasil, incluindo o casco.
Segundo a governadora, isso é fundamental para geração de empregos para trabalhadores fluminenses e dos demais estados onde estão importantes fornecedores de insumos, como Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Rio Grande Sul. A negociação para a construção da P-51 se encontra em fase de conclusão. A governadora reafirmou sua expectativa de que a construção de novas plataformas P-34, P-53, P-54, P-55 e P-56 também possa ser feita no Brasil. Rosinha Matheus destacou a importância da indústria naval para o desenvolvimento econômico do estado.
Segundo ela, o crescimento do setor superou em 30 vezes o registrado em 1998, com as encomendas saltando de US$ 50 milhões para cerca de US$ 2 bilhões em 2003.