Mequinho perde e Brasil conquista o 2º lugar no Pan-Americano de Xadrez

19/12/2003 - 8h29

Brasília, 19/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Com o título conquistado por Cuba, na véspera, o Campeonato Pan-Americano de Xadrez terminou ontem, no Sesc Copacabana, no Rio de Janeiro, com o Brasil garantindo a segunda colocação após derrotar o Equador por 3 a 1. E o inesperado aconteceu: a única derrota brasileira do dia foi com o enxadrista Mequinho, favorito entre os brasileiros.

Jogando pela primeira vez na competição com as peças pretas, Mequinho foi derrotado pelo equatoriano Carlos Matamoros, e o Pan terminou com a seguinte classificação: Cuba em primeiro, com 14 pontos; Brasil em segundo, com 12; Equador em terceiro, com 8; e Paraguai em quarto, com 6. O representante boliviano não compareceu e perdeu todos os seus confrontos por WO.

No duelo do dia entre Brasil e Equador, os brasileiros Darcy Lima, Everaldo Matsura e Rodigo Disconzi venceram, respectivamente, os equatorianos Daniel Mieles, Plínio Pazos e Martha Fierro, a única mulher no campeonato.

A principal vitória do Brasil no dia foi protagonizada por Darcy Lima, que venceu com apenas 28 lances. Carlos Matamoros, que conseguiu derrotar Mequinho, comentou seu feito após a partida: "Não importa o local ou o país da competição, derrotar o Mequinho é sempre importante", disse o enxadrista do Equador, que tornou-se Grande Mestre Internacional no ano passado.

Martha Fierro, a única mulher inscrita, falou sobre sua participação no Pan. "Não há muitas mulheres jogando xadrez nesse nível, e os homens ficam psicologicamente abalados quando me enfrentam, se sentindo na obrigação de vencer", afirmou.

As informações são da organização do campeonato