Brasília, 19/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que está chegando ao fim do primeiro ano de mandato com a sensação de "leveza" porque, segundo ele, o governo venceu a "primeira etapa do jogo", em todas as áreas, apesar das dificuldades. "É por isso que estou com a sensação de dever cumprido. Nós temos a consciência de que não fizemos tudo o que nos propusemos a fazer, e nem era possível", afirmou. Segundo ele, o governo não poderia fazer em um ano de mandato tudo o que pretende realizar até 2006.
O presidente voltou a dizer que quando assumiu o governo "as coisas não estavam fáceis". Para vencer as dificuldades, Lula afirmou que foi preciso muito trabalho. "Eu acho que nós estamos trabalhando aqui como jamais se trabalhou nessa República, nem na República Velha nem na República Nova e nem na futura vai se trabalhar mais. A gente trabalha porque acredita no que está fazendo", disse.
O presidente afirmou que o Brasil chegou "aonde precisava chegar". "Digo com tranquilidade que nós estamos em porto seguro. O iceberg do Titanic foi afastado", afirmou. Segundo Lula, como o presidente é metalúrgico, todos os "buracos do barco" foram muito bem soldados.
Ao iniciar seu pronunciamento, o presidente disse que hoje seu pronunciamento seria curto, já que ontem (18), durante o balanço do seu primeiro ano de governo, ele leu um pronunciamento de 153 páginas, durante uma hora e trinta minutos. "Eu fiquei cansado só de pegar aquele pronunciamento. Chegaram a dizer que eu plagiei o Fidel Castro (presidente de Cuba)", brincou.
O presidente participou, esta manhã, da solenidade de entrega da Ordem do Mérito Cultural, no Palácio do Planalto. Foram homenageados 40 artistas, intelectuais, instituições e grupos culturais. Lula afirmou que o Estado está retomando o seu lugar e o seu papel na promoção das atividades culturais. Segundo ele, a cultura é uma forma de se buscar a inclusão social e a promoção da cidadania.
Durante o evento, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, dançou ao som do músico nordestino Antônio Nóbrega. O presidente Lula e a primeira dama, Marisa Letícia, também entraram na dança ao som do Grupo de Congo Folclórico São Benedito.