Humberto Costa libera R$ 49 milhões para a saúde do Rio

19/12/2003 - 11h41

Rio, 19/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Saúde, Humberto Costa, disse hoje, após assinar 190 convênios no valor de R$ 51,1 milhões com o governo fluminense, prefeituras e outras instituições, que o investimento é fundamental para melhorar as condições sociais da população. Do valor total, mais de 49 milhões serão destinados a 184 convênios específicos para construção, reforma e ampliação de unidade de saúde, compra de equipamentos hospitalares, capacitação dos profissionais do Sistema Único de Saúde e abastecimento de produtos farmacêuticos, entre outros.

Humberto Costa garantiu que o ministério da Saúde está disposto a investir "pesadamente" para reestruturar o sistema de emergência do estado. Segundo ele, o ministério quer implantar no Rio o Serviço Médico Domiciliar de Urgência (SAMDU), criar um serviço de pronto atendimento de urgência mais simples em cada um dos municípios mais necessitados e "principalmente, precisamos implantar o programa de saúde da família na maioria desses municípios".

Questionado sobre o Relatório Mundial de Saúde, publicado ontem (18), com críticas à política de saúde do país, o ministro admitiu que o Brasil gasta pouco no setor. "O gasto público é pequeno e o mais grave é que nós não gastamos bem em saúde. Temos muitos problemas de gestão que queremos trabalhar no ano que vem. Queremos ampliar os controles sobre os recursos que são gastos para que a gente garanta que cada centavo despendido pelo poder público chegue à população", afirmou.

Também foram firmados seis convênios com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para obras de saneamento, abastecimento de água, melhorias sanitárias domiciliares e habitacionais, visando o combate à doença de Chagas.