Porto Alegre, 19/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Mais de 60 pessoas de famílias de baixa renda da periferia desta capítal recebem hoje o certificado de conclusão de cursos de informática nos Telecentros de Inclusão Digital de Porto Alegre. Receberão o diploma alunos com idade entre 4 e 70 anos, de 13 oficinas de informática básica, planilha eletrônica e editor de textos. Duas delas foram formadas por 14 alunos da terceira idade, que possuem de 62 a 70 anos.
O curso, de três meses, com 30 horas/aula, foi ministrado por jovens selecionados pela própria comunidade e qualificados por técnicos da Companhia de Processamento de Dados do Município (Procempa). A formatura será as 19h, na sede do Telecentro Jardim Floresta, na Associação de Moradores do bairro.
Inaugurado em dezembro de 2002, o Telecentro já formou 480 alunos da região, que aprenderam a acessar a Internet, manejar as ferramentas de informática e conhecer sistemas operacionais. O ambiente, com 12 computadores, um scanner e duas impressoras, viabiliza o ingresso ao mundo digital de mais de 900 pessoas por mês.
Segundo a municipalidade, Porto Alegre conta com 16 telecentros, que recebem mais de 15 mil cidadãos ao mês. O número deverá crescer em 2004 com a inauguração de outros 14 ambientes informatizados na cidade.