Atleta mineiro quer entrar para a história da São Silvestre

19/12/2003 - 10h09

Brasília, 19/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O mineiro Franck Caldeira, de 20 anos, quer entrar para a história da tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, que terá a sua 79.ª edição no dia 31 de dezembro pelas ruas e avenidas de São Paulo. Considerado uma das maiores revelações do esporte, o atleta está entre os grandes favoritos da prova, a mais importante corrida de rua da América Latina, que reúne 15 mil participantes. A programação começa às 15 horas, com a largada dos corredores especiais, ficando a categoria feminina para as 15h15 e a masculina para as 17 horas.

Recordista juvenil sul-americano dos 10 mil metros em pista, com o tempo de 29min28seg, Franck Caldeira de Almeida teve o melhor ano de sua carreira em 2003. Entre os maiores feitos da temporada, sem dúvida, está a vitória na Volta Internacional da Pampulha, em novembro, em Belo Horizonte. Além de ter superado grandes nomes do esporte brasileiro, ele venceu o queniano Stephen Rerimoi, o favorito da prova, que ficou em segundo lugar.

"Gostaria muito de terminar o ano com uma vitória na São Silvestre para fechar com chave de ouro esta temporada, a melhor da minha carreira. Sei que vou encontrar muitas dificuldades, por causa do nível forte dos participantes, mas vou tentar fazer o meu melhor", comenta o fundista, nascido em Sete Lagoas (MG) e radicado há três anos em Petrópolis (RJ). "A São Silvestre é uma das provas mais valorizadas do calendário e, por isso, merece atenção especial."

Treinado pelo médico Henrique Viana e patrocinado pelo Bingo Arpoador, Franck fez um estágio de preparação na altitude de Cochabamba, a 2.640 metros em relação ao nível do mar, na Bolívia. "Já participei de duas São Silvestre e não consegui resultados expressivos. No ano passado, por exemplo, estava gripado e abandonei a prova no quilômetro cinco", lembra o tricampeão brasileiro juvenil dos 10 mil metros, que ficou em segundo lugar na Prova Gonzaguinha, disputada domingo, em São Paulo, e vencida por Marilson dos Santos. "Por isso, a preparação deste ano está sendo bem cuidada, bem planejada."

Entre os cuidados especiais, Franck Caldeira viaja de Petrópolis para São Paulo logo depois do Natal para uma melhor adaptação. "Moro numa cidade fria, na serra, bem diferente de São Paulo. Não quero correr o risco de pegar outra gripe", comenta o vencedor da Meia Maratona Internacional da Bahia e da Meia Maratona da Corpore, que sonha disputar uma Olimpíada. "Ainda sou jovem e minha melhor marca (29min09) ainda é fraca na busca pelo índice olímpico. Tenho certeza de que vou melhorar muito ainda e em 2008 vou tentar uma vaga para Pequim".

Além de contar com os melhores nomes do atletismo nacional, a São Silvestre terá a presença de destaques internacionais, como os quenianos Robert Cheruiyot, atual campeão da prova, e Margaret Okayo, bicampeã da Maratona de Nova Iorque (01/03), e vice-campeã da SS em 2001.

São Silvestrinha

Uma das atrações da programação da São Silvestre é a São Silvestrinha, que completa dez anos e vai ser realizada no dia 28, na pista do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, para crianças de 6 a 15 anos. A inscrição deste ano, que poderá ser feita até o dia 22, também na Paulista, será em forma de doação de alimentos não perecíveis, cinco quilos cada, para o Programa Fome Zero.