Anatel destina canais para implantação da TV digital

19/12/2003 - 16h22

Brasília, 19/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Agência Nacional de Telecomunicações coloca em consulta pública o plano básico de distribuição de canais de TV Digital. A partir dele, será possível disponibilizar 1.893 canais para a implantação dessa modalidade de televisão.

De acordo com o superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ara Apkar Minassian, os canais vão funcionar em cidades que tenham mais de 100 mil habitantes e que possuam geradora ou retransmissora.

Minassian destacou que os canais têm condições de se adaptar a qualquer um dos tipos de padrão de TV Digital existentes. Hoje, estão disponíveis três modelos: europeu, japonês e o norte-americano.

A consulta vai vigorar até o dia 8 de março de 2004.

SBTV

O Ministro das Comunicações, Miro Teixeira, assinou ontem portaria que divulga os nomes dos integrantes que vão compor o Grupo Gestor e o Comitê de Desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD).

O Comitê de Desenvolvimento, ligado à Presidência da República e presidido pelo Ministério das Comunicações vai coordenar o sistema. Ele será composto por representantes dos ministérios: Casa Civil, Ciência e Tecnologia, Cultura, Indústria e Comércio Exterior, Educação, Fazenda, Planejamento, Relações Exteriores e da Secretaria de Comunicação do Governo.

O Comitê terá um ano para definir o modelo do SBTVD; o padrão de TV digital a ser implantado no país; as formas de exploração dos serviços e o modelo e o período de transição da TV analógica para a digital.

Além dos representantes dos ministérios, o Grupo Gestor contará com a presença de membros do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O grupo terá apoio técnico e administrativo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). Estão previstos R$ 80 milhões, de início, para a pesquisa.

A portaria ainda será publicada no Diário Oficial da União (DOU).