Brasília, 12/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - No primeiro dia do Troféu Brasil de Saltos Ornamentais, principal competição da modalidade no país, os atletas que ficaram no lugar mais alto do pódio - na plataforma feminina e no trampolim de 3 metros masculino - não eram os cotados como favoritos: Milena Sae e Ubirajara Barbosa, respectivamente. Ao fim da primeira etapa, o Pinheiros saiu na frente na briga dos clubes, com 28 pontos, seguido por Semanal (13), Fluminense (11), Pinheiros B (10), Mackenzie/DF (6), Abrasso/DF (2) e Adesef/PA C (1).
Na plataforma feminina, a vitória coube a Milena Canto Sae, uma das revelações do esporte no país. A atleta do Clube Semanal de Cultura Artística, de Campinas/SP, fez 381,50 pontos e venceu pela primeira vez a prova de plataforma no Troféu Brasil de Saltos Ornamentais. A medalhista pan-americana Juliana Veloso não competiu, preferindo se guardar para as provas de trampolim de 1 e 3 metros do fim de semana.
"Fiquei surpresa com o meu resultado, mas já havia sido medalha de prata e de bronze em plataforma nesta competição em anos anteriores. Mas, sem dúvida, as minhas melhores provas são as de trampolim - 1 e 3 metros - revelou Milena, que busca o índice olímpico para participar da Copa do Mundo de Saltos, em fevereiro de 2004 em Atenas, que selecionará para os Jogos Olímpicos.
O treinador de Milena, Edson Luz, o Paladino, está muito confiante no desempenho da atleta.
"Estou bem otimista de que a Milena não só subirá ao pódio nas três modalidades - trampolim 1 e 3 metros e plataforma - como conseguirá garantir vaga na Copa do Mundo. É uma menina esforçada e talentosa que merece muito isto e que já vem obtendo bons resultados", disse Paladino, referindo-se à medalha de bronze no trampolim de 3 metros no Pan-Americano Júnior de Saltos Ornamentais, em setembro passado, em Belém (PA). Na ocasião, foi a única medalha brasileira na competição.
No trampolim de 3 metros masculino deu o jovem Ubirajara Barbosa, do Pinheiros. Ele faturou a medalha de ouro, mesmo sendo especialista na plataforma, derrotando nomes de peso como o medalhista Pan-Americano na plataforma Cassius Duran, e o quarto do ranking mundial na prova César Castro.
"Estou muito feliz e não acredito até agora. Só competi no trampolim de 3 metros para fazer pontos para o clube. Mas o engraçado é que ao acordar, me senti bem e certo de que iria saltar legal. Mas foi melhor do que o esperado. Esta foi a minha primeira medalha de ouro no Troféu Brasil e me deu moral para a prova de plataforma no domingo. Eu já fiz o índice olímpico mais de uma vez, porém é necessário fazer aqui no Troféu Brasil ou na verificação (eliminatória) de janeiro", afirmou Bira, que em 2002 conquistou a medalha de prata no trampolim de 3 metros sincronizado no Mundial Júnior da Alemanha.
As provas de saltos sincronizados não contabilizam pontos para a disputa de clubes por haver parceria entre atletas de clubes diferentes. Nos saltos sincronizados femininos, as vencedoras foram Milena Sae, do Semanal, e Evelyn Winckler, do Pinheiros, enquanto nas provas masculinas os melhores foram Cassius Duran, do Pinheiros, e Hugo Parisi, do Fluminense.
Neste sábado (13), a competição prossegue com provas no trampolim de 1 metro feminino e masculino, a partir das 13 horas. No domingo, último dia de competição, as provas começam também às 13 horas, com disputas de trampolim de 3 metros feminino e plataforma masculina.