Brasília, 12/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, fez questão de ir agora a noite ao Congreso Nacional para parabenizar pessoalmente os líderes dos partidos e do Governo pela aprovação das reformas tributária e da Previdência. Palocci foi recebido pelo líder do Governo no Senado, Aloízio Mercadante (PT-SP), e de seu gabinete ligou para o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que está na Argentina, para elogiar a atuação dos parlamentares. "O Senado conseguiu construir um entendimento entre todos os partidos, o que fortalece a democracia brasileira e constrói uma proposta que equilibra os orçamentos dos entes federativos e não aumenta a carga tributária, criando um conjunto de benefícios para a economia", afirmou o ministro.
Palloci reforçou que o governo vai manter a política fiscal adotada este ano em 2004. "Não vamos deixar de fazer o equilíbrio orçamentário, um bom ajuste fiscal, uma boa política
macroeconômica. Só que ela não será uma política tão restritiva quanto neste ano".
O ministro disse que a carga tributária no país está diminuindo e que as empresas estão aumentando os investimentos, tomando recursos novos e investindo em bens de capital na indústria doméstica e nas importações.