Semana do Brasil em Dubai rende US$ 30 mi em negócios, estima Apex

12/12/2003 - 17h34

São Paulo, 12/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Pequenas e médias empresas, que participaram da Semana Brasileira nos Países Árabes, em Dubai, nos Emirados Árabes, retornaram ao Brasil trazendo na bagagem US$ 30,7 milhões em contratos assinados no evento com destaque para os setores de jóias, cosméticos, calçados e software.

Segundo o presidente da Agência de Promoção das Exportações (Apex), Juan Quirós, o trabalho institucional e comercial deu resultado por meio da estratégia definida, em que os produtos são apresentados "de forma setorial", nos eventos internacionais.

Em Dubai, 100 empresas divididas em 40 setores como o de engenharia, cosméticos, móveis, software, alimentos, turismo, calçados, mármores e granitos, cerâmica, jóias, entre outros, apresentaram os produtos e serviços para 680 empresas do Oriente Médio. Mas durante o evento, que ocorreu entre os dias 7 a 9 deste mês, a Apex cadastrou 1.300 empresas. E os empresários brasileiros fizeram 1.287 contatos de negócios.

A partir deles, Quirós estima que nos próximos seis a doze meses, cerca de US$ 115 milhões serão movimentados em negócios com empresas brasileiras. Ele explicou que o trabalho realizado na busca de novos mercados prevê, além da promoção do produto, missões comerciais, avaliação dos resultados, a possibilidade de novos postos de trabalho que poderão ser criados a partir das exportações."Tudo que é exportado pela Apex, nós queremos vincular à geração de empregos", comentou, acrescentando que os US$ 30,7 de negócios fechados em Dubai, representam a criação de 18 mil novos empregos no Brasil.

Este ano, 411 eventos foram realizados pela Apex. Desse total, 328 feiras internacionais foram realizadas promovendo 46 setores da indústria movimentando US$ 398,7 milhões em negócios fechados com 8.196 pequenas e médias empresas em todo o Brasil. Segundo dados da agência, 111.385 novos empregos foram criados.

Para Quirós, o ano fecha com números positivos, entretanto a estimativa de novos negócios para o próximo ano é melhor ainda "cerca de US$ 2 bilhões resultado das ações realizadas em 2003 em todo o mundo", disse.

"Nossa estratégia é a consolidação e o pós-venda no mercado conquistado, e isso será repetido no próximo ano", declarou, adiantando que em 2004 o objetivo é ampliar ou iniciar as relações comerciais com a África do Sul, Rússia, Oriente Médio, China e Índia, além dos Estados Unidos e Europa.