Prefeitura de Porto Alegre leva à Suíça seus projetos de software livre

12/12/2003 - 7h56

Porto Alegre, 12/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os projetos desenvolvidos em software livre (SL) pela Prefeitura, para combater a exclusão digital, serão apresentados à Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça. O assessor de Projetos Especiais da Companhia de Processamento de Dados do Município (Procempa), Marcelo Branco, expõe hoje, na Conferência Mundial da Sociedade da Informação, a experiência de Porto Alegre com o uso da tecnologia e fala do potencial do SL para o desenvolvimento do País.

Marcelo Branco disse acreditar que o software livre coloca o Brasil em igualdade de condições com os países desenvolvidos. "Ao mesmo tempo em que diminuímos a exclusão digital, estamos desenvolvendo uma indústria nacional de informática", afirmou, explicando que a prefeitura utiliza soluções livres na alfabetização digital das comunidades, e que as 52 escolas municipais de ensino fundamental ganharam laboratórios de informática, com um total de 900 computadores que rodam em plataforma aberta.

Segundo a Procempa, os espaços nas escolas atendem 91,3% dos quase 50 mil alunos da rede. Outra iniciativa é o projeto Telecentros que já instalou 15 ambientes informatizados na periferia, que são freqüentados por mais de 15 mil pessoas por mês. Até março de 2004, os computadores de todos os telecentros estarão funcionando com software livre.