Petrobras lança plataforma com tecnologia nacional

12/12/2003 - 9h20

Brasília 12/12/2003 (Agência Brasil – Abr) - O projeto da primeira plataforma petrolífera com tecnologia totalmente nacional será entregue à Petrobrás em janeiro de 2004. Do tipo monocoluna, a unidade estará entre as maiores já projetadas no mundo e terá uma capacidade de produção de 200 mil barris de petróleo por dia.

Coordenado pelo Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da USP, o projeto da MonoBR foi iniciado em 2002 e abrirá novos caminhos para o desenvolvimento da indústria naval brasileira. Projetada para um deslocamento de mais de 120 mil toneladas, sua estrutura terá 70 metros de largura e calado de 45 metros, suficientes para suportar uma planta de processo de mais de 35 mil toneladas.

O projeto e todas as simulações da plataforma estão sendo realizados desde 2002 no Tanque de Provas Numérico (TPN) da Poli Naval, capaz de reproduzir e analisar virtualmente as diversas condições ambientais. "Com o TPN, podemos simular situações bem próximas da realidade onde a plataforma será instalada, como variações de correntes marítimas, ventos e comportamento das ondas", explica o professor e coordenador do projeto, Kazuo Nishimoto.

Com informação da Agência USP de Notícias