País está saindo da crise com crescimento no azul, diz Meirelles

12/12/2003 - 15h29

Rio, 12/12/2003 (Agência Brasil - AB) - Apesar de reiterar que não se pode subestimar a dimensão da crise por que passou o Brasil, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afiançou hoje que o país está saindo desse processo com "crescimento no azul" e, portanto, com todas as condições para uma retomada do crescimento sustentado nos próximos anos.

Meirelles garantiu que as condições básicas para esse modelo de desenvolvimento estão encaminhadas, entre as quais a organização financeira do setor público brasileiro, com trajetória declinante da dívida do setor público líquida total sobre o produto; convergência da inflação para a política de metas; um setor interno cada vez mais forte e, conseqüentemente, um setor externo menos vulnerável.

Segundo Meirelles, esses fatores permitirão ao governo trabalhar na microeconomia, que engloba a Lei de Falências, a questão do marco regulatório, a área de crédito bancário e hipotecário, por exemplo, que constituem as reformas micro da plataforma do governo nos próximos anos. "Um país que não tem condições de ter estabilidade de preços e estabilidade macroeconômica não tem condições de crescer", afirmou.

O presidente do BC garantiu, por outro lado, que as pré-condições de crescimento estão dadas, o que levará a um Brasil mais justo, mais humano, com investimento social. A história, segundo Meirelles, mostra que esse é o único caminho para o futuro de um crescimento sustentável de um país que de fato vai resolver suas tarefas sociais. "Principalmente agora, nós temos que começar a trabalhar no investimento para aumentar a taxa de crescimento potencial do país. Essa será a grande discussão nos próximos anos".