Indústria naval e petrolífera de Niterói ganha pólo tecnológico

12/12/2003 - 17h37

Rio, 12/12/2003 (Agência Brasil - ABr) – Cidade que sedia os principais grupos nacionais e estrangeiros da indústria naval e offshore do Estado do Rio, Niterói ganhou, hoje, o Niterói POLOTEC - Pólo Tecnológico de Niterói e Municípios Vizinhos. O novo pólo terá foco na cadeia produtiva naval e offshore, cujos investimentos previstos no período 2003/05 devem alcançar U$ 165 milhões, com encomendas no valor de U$ 2,1 bilhões.

Iniciativa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), em parceria com o Sindicato Nacional da Indústria de Construção Naval (Sinaval), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a prefeitura de Niterói, o POLOTEC vai gerar, entre outros benefícios para a região, a transferência e comercialização de tecnologia, gestão de projetos de pesquisa, aumento da competitividade das empresas e criação de empregos, segundo o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.

O prefeito da cidade, Godofredo Pinto, destacou a vocação econômica e turística do município. "Nosso objetivo é que Niterói se torne o mais importante pólo do setor naval, mantendo a liderança em negócios e qualidade de vida", afirmou. O Niterói POLOTEC resulta de uma parceria dos setores público e privado, firmada em outubro de 2002, o que garante ao projeto o apoio institucional necessário ao sucesso do empreendimento. "O que nós estamos fazendo não é nenhuma novidade. Estamos exercitando uma parceria envolvendo a universidade, os agentes econômicos do setor privado e o poder público. Fomos pioneiros neste tipo de articulação que não se restringe ao crescimento econômico, mas também ao bem-estar social", disse Eduardo Eugenio.