Cristovam inaugura mosaico em homenagem a Paulo Freire

12/12/2003 - 11h01

Brasília, 12/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Educação, Cristovam Buarque, e a viúva do educador Paulo Freire, Ana Maria Araújo Freire, inauguraram hoje em frente ao prédio do ministério da Educação um mosaico em homenagem ao educador e escritor. A obra, de autoria do artista plástico Henrique Gougon, tem o formato de um livro e mostra a face de Paulo Freire cercado por assinaturas de adultos recém alfabetizados em todo o país.

Gougon disse que demorou dois meses para terminar o mosaico, mas que se sentiu muito feliz por realizá-lo. O artista utilizou pequenos pedaços de vários tipos de mármore, broca de dentista e tinta automotiva, que resiste ao tempo. "Ele é como a própria vida, que toma anos reunindo pedaços de emoções", afirmou o artista que mora em Brasília há 40 anos. O mosaico foi financiado pela Unesco e faz parte do Seminário Internacional de Alfabetização de Jovens e Adultos promovido pelo MEC e pela Unesco.

A viúva de Paulo Freire, Ana Maria Araújo Freire, se disse emocionada pela homenagem e que Paulo Freire lutou até o último dia de vida pelos oprimidos. "Paulo lutou mais de sessenta anos, até o último dia de vida para fazer uma sociedade menos feia e menos injusta, mais bonita e democrática", disse Ana Maria.

O ministro da Educação, Cristovam Buarque, disse que pretende colocar monumentos a outros grandes educadores brasileiros, como Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro. O ministro afirmou que "por incrível que pareça, o Brasil é pobre em educação e ao mesmo tempo tem alguns dos maiores educadores do mundo, como é o caso de Paulo Freire". O ministro disse que gostaria de ver também obras em homenagem a outros educadores e que o local se tornasse um ponto turístico de Brasília.

O educador Paulo Freire nasceu em Recife (PE), em 1921, na época uma das regiões mais pobres do país. Sua filosofia educacional expressou-se pela primeira vez em 1958, na sua tese de concurso para a universidade do Recife. Suas primeiras experiências com alfabetização aconteceram em 1963, na cidade de Angicos, no interior do Rio Grande do Norte. Paulo Freire é autor de várias obras de destaque no mundo, como Pedagogia do Oprimido (1968), Pedagogia da Esperança (1992), e A sombra desta Mangueira (1995). Paulo Freire foi exilado durante 16 anos e morreu em São Paulo, aos 76 anos, em 2 de maio de 1997.