Brasília - Regras para a inclusão de projetos de florestamento e de reflorestamento no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Kyoto poderão ser aprovadas hoje na plenária final da 9ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que se realiza em Milão (Itália). "Os projetos florestais brasileiros, por exemplo, poderão em breve ser apresentados ao mercado de créditos de carbono", explicou o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Claudio Langone, que participa da Conferência. As regras foram acordadas na terça-feira (9) em reuniões do segmento ministerial do evento.
O MDL prevê a criação de instrumentos de mercado que levem à redução dos custos para diminuir as emissões de poluentes em escala global, ao mesmo tempo apoiando ações para o desenvolvimento sustentável.
De acordo com Langone, houve muita dificuldade nas negociações. "O tempo de validade de cada empreendimento florestal e a criação de regras simplificadas para projetos de pequeno porte foram pontos polêmicos". Projetos de pequeno porte são aqueles que irão absorver da atmosfera menos de oito mil toneladas de dióxido de carbono a cada ano. As normas simplificadas deverão ser definidas em 2004.
As informações são do Ministério do Meio Ambiente