Chirac reconhece importância do G-20 mas levanta temas que considera emblemáticos

12/12/2003 - 15h32

Brasília, 12/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da França, Jacques Chirac, encaminhou mensagem, por intermédio de seu ministro do Comércio, François Loos, aos representantes dos 19 países em desenvolvimento reunidos em Brasília, na qual reconhece a importância do G-20, mas questiona o grupo sobre temas considerados emblemáticos, como conciliar, na negociação agrícola, os interesses contraditórios dos países em desenvolvimento, representados, de um lado pelos que querem preservar uma agricultura de subsistência e, por outro, pelos que querem se beneficiar de vantagens comparativas.

"Como os países emergentes, dos quais os G-20 é símbolo, podem assumir a sua parte de responsabilidade na negociação em relação aos países mais pobres?", indaga o presidente francês em sua correspondência aos ministros. "Resta formular soluções que fortaleçam a confiança dos membros do G-90 no processo de negociação, ponto particularmente importante para a África", diz a carta.

Destacando que a França sempre foi a favor do multilateralismo e que a União Européia já demonstrou "antes e durante Cancún", a sua flexibilidade com relação às negociações, Chirac concordou com a necessidade da retomada das negociações na Organização Mundial de Comércio. "O relançamento das negociações supõe sinais positivo por parte de todos os atores principais", comentou na correspondência.