Caixa comemora sucesso do programa de inclusão bancária

12/12/2003 - 14h11

Brasília, 12/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Caixa Econômica Federal (CEF) comemorou hoje o sucesso do programa de inclusão bancária, com a abertura da milionésima conta simplificada "Caixa Aqui", registrada em nome de Jacirene Tolentino, de 29 anos, moradora da cidade satélite de Ceilândia. O presidente da CEF, Jorge Mattoso, revelou, depois de solenidade, que a marca de um milhão já foi ultrapassada em 70 mil.

A festa foi na parte externa da sede da Caixa, em uma tenda armada especialmente para o evento, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dona Marisa e do ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Eles chegaram ao local com uma hora de atraso e inauguraram inicialmente, a Sala das Prefeituras, na sede da empresa, destinada ao atendimento personalizado de prefeitos dos 5.560 municípios brasileiros.

O presidente e a primeira-dama foram saudados com sons de berimbau e uma roda de capoeira, enquanto um coral entoava Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, sob aplausos de parlamentares e prefeitos convidados, além de funcionários da instituição.

Mattoso revelou que a Caixa também está desenvolvendo programas específicos com vistas a oferecer um "futuro mais seguro" às populações de baixa renda. Segundo ele, nenhum outro país implantou um programa de inclusão bancária tão rápido quanto o Brasil. Criado há seis meses com o objetivo de abrir 500 mil contas neste ano, o "Caixa Aqui" mais que dobrou a meta, e o presidente Mattoso estima que alcance 3 milhões de conta até final de 2004.

Segundo Mattoso, no próximo ano haverá um esforço ainda mais concentrado, em dimensão maior, para consolidar a instituição como operadora de programas sociais. Esse é o caso, por exemplo, da dotação de recursos para a casa própria, que vai ultrapassar R$ 11 bilhões no ano que vem, com dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS), Fundo de Apoio ao Trabalhador (FAT) e de orçamento próprio. Ele adiantou que o Conselho Curador do FGTS vai se reunir na próxima semana para definir sua participação.