Brasília, 12/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Brasil estréia domingo (14) no Primeiro Campeonato Mundial Juvenil de Tênis de Mesa. A competição, no Chile, reúne a elite do esporte e termina no próximo dia 21. A equipe masculina brasileira será formada por Gustavo Tsuboi, Cazuo Matsumoto, Tiago Lopez e Diogo Kosaka. Já a equipe feminina conta com Mariany Nonaka, Carina Murashige, Cláudia Ikeizumi e Camila Katsuno.
Gustavo Tsuboi e Cazuo Matsumoto foram as grandes estrelas brasileiras no Circuito Juvenil. Tsuboi, medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, venceu a etapa do Egito no individual e Cazuo ficou na terceira colocação na Grand Finals, evento realizado na Malásia, do qual participaram os 10 melhores do ano. Diogo Kosaka e Tiago Lopez, que brilharam no Campeonato Latino-Americano Juvenil, esperam fazer bonito também no Mundial.
"Sabemos do alto nível, mas estou me preparando muito para esse Mundial. Acho que o Brasil tem condição de fazer um excelente papel", diz Diogo Kosaka, vice-campeão brasileiro em 2003.
Tiago Lopez, que jogou o Aberto da Espanha, pensa no Mundial desde que o calendário de 2003 foi definido. "Embarquei para o Chile no dia do meu aniversário (9/12). Foi o melhor presente que poderia ter recebido. Desde o início da temporada, venho mentalizando a chance de jogar este torneio e agora quero dar o meu melhor para ajudar o Brasil".
No feminino, Mariany Nonaka quer ganhar experiência para 2004. "Como no ano que vem jogarei na categoria juvenil, vou poder conhecer as adversárias e, lógico, tentar uma boa colocação", comenta Mariany.
Carina Murashigue, que como Mariany Nonaka teve a chance de jogar o Campeonato Mundial Adulto, em Paris, acredita numa boa campanha. "Temos grandes possibilidades, principalmente contra os adversários da América Latina. O Wei Jian Ren, que vai estar comandando a gente no torneio, é um treinador muito conhecido e experiente. Será uma novidade para todas as jogadoras", fala Carina, lembrando que Wei já treinou Hugo Hoyama, recordista de medalhas de ouro em pan-americanos.
O primeiro evento que será disputado no Mundial será o de equipes. No masculino, o Brasil está no Grupo D, ao lado de Alemanha, Egito e Chile. No feminino, a seleção juvenil, também na chave D, enfrenta Alemanha, Egito e Romênia.