Ansiedade sobre retomada do crescimento é compreensível, diz Meirelles

12/12/2003 - 14h24

Rio, 12/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - A ansiedade que se observa neste momento de início da retomada do crescimento no país foi considerada perfeitamente compreensível pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que participou do seminário 2004: A retomada do desenvolvimento. "No momento em que os desafios de sair da crise são vencidos, o risco país cai para patamares anteriores aos da primeira crise de 1998, na medida em que a inflação converge para as metas, o saldo comercial atinge recorde histórico, o país retoma o crescimento e cumpre seu compromisso de superávit fiscal, existe uma expectativa muito grande para acelerar o processo de crescimento", reconheceu.

O presidente do Banco Central alertou, porém, para o fato de que "na maioria das vezes, a pressa é inimiga da eficácia". Daí a importância do país persistir nas políticas corretas para criar o crescimento sustentável no Brasil e poder sair de padrões de "arrancadas e freadas" e tem caracterizado a economia brasileira nas últimas décadas, explicou Meirelles.

O presidente do BC frisou ainda que políticas corretas são aquelas atualmente seguidas pelas autoridades econômicas e monetárias do governo.