Brasília, 9/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Controle da sigatoca-negra - tida como a doença mais grave da cultura da banana - na Anazônia é o tema do Dia de Campo na TV que vai ao ar na 6ª feira (12), das 9h às 10h (horário de Brasília). O programa é produzido pela Embrapa
Informação Tecnológica, em parceria com a Embrapa Amazônia Ocidental, responsável pela tecnologia.
A doença, causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis, foi registrada no Brasil no início de 1998, em Tabatinga e Benjamim Constant, distantes, respectivamente, 1.105 e 1.118 km de Manaus, no Alto Solimões. Hoje, encontra-se disseminada por todo o Amazonas, já tendo atingido os estados do Acre, Rondônia, Amapá, Roraima, Pará e Mato Grosso. Com a entrada da sigatoca-negra, o cultivo da fruta diminuiu. Em muitos municípios as perdas chegaram a 100%, pois nos plantios eram usadas as cultivares prata, maçã e pacovan (plátano), altamente suscetíveis à doença.
O Dia de Campo na TV é transmitido ao vivo do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal). (Ascom Embrapa Amazônia Ocidental)