Rio, 9/12/2003 (Agência Brasil – ABR) – Com apoio do Sebrae/RJ e de Furnas Centrais Elétricas, a Coopcult-Cooperativa Cultural do Santa Marta inicia amanhã(10) no Morro Santa Marta, em Botafogo, um projeto para incentivar a coleta seletiva de lixo entre seus 12 mil moradores,bem como nas escolas, escritórios, condomínios e comércio do bairro.
A assessoria de imprensa do Sebrae/RJ informou hoje, nesta capital, que o Projeto RePet Santa Marta "vai ajudar a melhorar a qualidade de vida e despertar a consciência ecológica na comunidade, com objetivo de gerar trabalho e renda e promover a interação com a população de Botafogo, desmistificando a imagem do morador de favela".
A festa de lançamento do RePet tem início previsto para as 9 horas, na quadra da Escola de Samba Mocidade Unida do Santa Marta, com oficinas de materiais recicláveis, abertas também à participação de crianças da comunidade, e exposição dos resultados, seguida de apresentação do Grupo Afro Lata. O ingresso para as festividades é uma garrafa de pet, que terá a renda revertida para a Associação de Moradores local.
A consultora do Sebrae/RJ, Marli Fernandes, esclareceu que o projeto RePet Santa Marta, além de ajudar na geração de renda, pretende contribuir para a melhoria das condições higiênicas e ambientais da comunidade, conscientizando o morador sobre a capacidade de transformar o seu habitat, "a partir da integração com o meio social, com o resgate da auto-estima e o estímulo ao auto-conhecimento". (Alana Gandra)