Brasília, 9/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Estatuto da Igualdade Racial, em tramitação no Congresso Nacional, deverá ser aprovado no próximo ano e sancionado pelo presidente da República no dia 21 de março de 2004, Dia Internacional de Luta contra o Preconceito e o Racismo. A informação é do vice-presidente do Senado, Paulo Paim, durante cerimônia de lançamento do livro "Racismos Contemporâneos", que retrata o pensamento de lideranças do movimento negro sobre a situação afro-brasileira. A cerimônia aconteceu na sala da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal. Segundo o senador, haverá uma cruzada nacional para divulgar e debater o estatuto da igualdade racial para uma aprovação rápida no Congresso.
Antes do lançamento do livro aconteceu um debate sobre "Políticas Públicas e Questão Racial", com a participação do senador Paulo Paim; da ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro; do secretário do Ministério da Cultura, Juca Ferreira.
Logo depois do debate foi exibido o curta-metragem "Carolina", do diretor Jeferson De, premiado como melhor filme na última edição do Festival de Cinema de Gramado. O filme mostra a vida de Carolina de Jesus, mulher negra e ex-favelada, que escreveu um diário registrando a fome, o preconceito e a miséria no seu dia-a-dia. O diário virou livro traduzido para 13 idiomas.