Brasília, 9/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - A polêmica soja transgênica já é plantada por mais de 30,4 mil produtores brasileiros. A constatação é do Ministério da Agricultura, que fez um levantamento preliminar sobre o plantio no Brasil, com base nas informações do Termo de Ajustamento de Conduta. O documento é exigido pelo governo federal a todo produtor que optou por plantar e vender a soja geneticamente modificada, conforme estabelece a Medida Provisória 131, que autoriza temporariamente o plantio do grão no país.
Pelos dados do Departamento de Fiscalização do Ministério da Agricultura, dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, dez têm produtores plantando o grão transgênico. O Rio Grande do Sul é a localidade onde está concentrado o maior percentual de plantadores de soja geneticamente modificada (29,9 mil), seguido por Paraná (260), Mato Grosso (112), Santa Catarina (43), Minas Gerais (37), São Paulo (27), Piauí (22), Bahia (18), Goiás (6) e Mato Grosso do Sul (1)
De acordo com técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária, o número de termos assinados pode triplicar, já que muitos produtores deixaram para assinar o documento somente hoje, último dia para que informem que plantam soja modificada. A estimativa do governo é que existam hoje no país cerca de 150 mil agricultores plantando soja geneticamente modificada.